Como testar a velocidade da internet com o Speed Test
Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Como testar a velocidade da internet com o Speed Test
Como testar a velocidade da internet com o Speed Test

Como testar a velocidade da internet com o Speed Test

Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário

Embora seja fácil saber qual a velocidade de internet que você contratou da sua provedora, não há garantias que esse padrão se mantenha durante o dia todo. A verdade é que sempre dá para perceber uma queda de velocidade no uso diário, mas é bom fazer testes para ter certeza do que pode estar acontecendo. Felizmente, é possível usar sites como o Speed Test para testar a velocidade da internet em poucos minutos.

Caso esteja curioso para saber como fazer isso, nós ensinamos todo o procedimento passo a passo logo abaixo. É claro que também trazemos alternativas para quem quer algo diferente do Speed Test. Confira todas as dicas logo a seguir.

Testar a velocidade da internet

Assim como dissemos antes, você pode usar o site Speed Test para testar a velocidade da internet sempre que precisar. Caso nunca tenha usado esse, você pode acessá-lo ao conferir o link a seguir.

Quando tiver entrado no site, você só precisa seguir estes passos:

Passo 1: com o site do Speed Test aberto, você deve clicar no botão “Iniciar” para começar o teste de velocidade.

como usar o speedtest

Passo 2: isso te levará para a página do teste em si. Na primeira parte, você verá a velocidade do download sendo testada, que é basicamente a velocidade da internet que você usa para quase tudo.

testar a velocidade da internet download


Se ela estiver mais lenta, é nesse resultado que você verá a maior diferença entre o que contratou com seu provedor e o que está de fato recebendo.

Passo 3: o próximo teste serve para ver a velocidade do seu upload. Basicamente, isso serve para fazer transmissões e enviar arquivos para algum tipo de serviço ou aplicativo, por exemplo.

testar upload

Geralmente, esse número é extremamente menor do que a velocidade do download, então não se assuste. Caso não saiba exatamente a velocidade de upload que deveria receber, é bom entrar em contato com seu provedor só pra ter certeza de que está tudo certo.

Passo 4: No final, você verá o resultado geral da velocidade da sua internet. O Speed Test ainda te dará a oportunidade de compartilhar o teste com algum amigo ou nas redes sociais.

testar a velocidade da internet resultado

Se quiser dá até para clicar no “Iniciar” ali mesmo para fazer o teste novamente. Caso perceba que a internet está instável, pode ser uma boa ideia.

Alternativas para testar a internet

Embora o Speed Test seja o site mais indicado para a testar a velocidade da internet, é claro que você pode preferir ter algumas alternativas. Até porque o site pode estar fora do ar quando você precisar, por exemplo.

Neste caso, nós separamos cinco boas opções que você pode usar de forma bem parecida com o Speed Test. Confira as melhores dicas abaixo!

1. Fast

testar a velocidade da internet alternativa

O Fast é um site extremamente simples e leve desenvolvido pela própria Netflix. Ele permite que você faça um teste bem rápido e te mostra a velocidade da sua internet em poucos segundos.

Não há informações adicionais como nos outros sites, então ele é perfeito para quem quer um resultado prático de entender e sem demora. Você pode usá-lo em qualquer tipo de dispositivo.

2. Minha conexão

O site brasileiro Minha Conexão é outro site bem simples e que consegue detectar rapidamente a localização da sua conexão. Em seguida, ele verifica a latência, a velocidade de download e upload.

O site é muito simples de usar e vale a pena conferir se não quiser usar um dos sites estrangeiros. Você pode acessá-lo através deste link.

3. NetSpot

O NetStpot é um software bem interessante que você pode usar no Windows e no Mac para conferir a performance e velocidade da sua conexão Wi-Fi a qualquer momento.

A interface é bem simples de usar e todos os recursos são autoexplicativos. Além disso, o programa em si é bem leve e confiável. Você pode baixá-lo através deste link.

4. Network Speed Test

Já o Network Speed Test é um aplicativo desenvolvido especialmente para o Windows e que pode te dizer qual a velocidade da sua conexão de internet. É claro que ele oferece outras informações, mas esse é seu principal foco.

Ele é totalmente gratuito, pode ser adquirido diretamente na Windows Store e ainda consegue resultados bem precisos. Você pode baixar o Network Speed Test através deste link.

5. Speakeasy

O Speakeasy é um site bem simples, leve e que mostra sua velocidade de internet de forma bem rápida. Ele procura servidores próximos a sua localização ou permite que você escolha o servidor manualmente.

Por causa desta opção, você pode até testar a velocidade que possui com servidores fora do Brasil, o que pode ser útil em certas ocasiões. Clique aqui para usar o Speakeasy.

Outros problemas de internet

É sempre possível que a velocidade da internet mude um pouco de um teste para o outro. Isso vale mesmo que eles sejam realizados a poucos segundos um do outro, o que é perfeitamente normal.

Você deve se preocupar se a diferença for muito grande e acontecer toda vez que testar a internet. Diferenças de 10 Mbps ou mais podem indicar uma instabilidade mais séria, especialmente se continuar por muito tempo.

Essa instabilidade pode ser causada por chuvas fortes, por algum usuário que está fazendo um download pesado, por uma transmissão assistida, etc. Também recomendamos que faça a simples ação de desligar o modem por alguns minutos e ligá-lo novamente para ver se tudo volta ao normal.

Caso não perceba nada de diferente como os casos que citamos, é sempre bom ligar para o provedor e checar se há algum problema em sua região. Quanto mais cedo entrar em contato com a provedora, maiores serão as chances do problema ser resolvido.

E se quiser, também pode conferir nossas dicas para aumentar a velocidade da internet ou de como melhorar a internet no Android.

Gostou do guia?

Deu para aproveitar as nossas dicas para aprender como testar a velocidade da internet com o Speed Test? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se deu para seguir os passos sem problemas.

E não deixe de conferir ainda os melhores navegadores de internet que pode usar!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo