Como liberar espaço no Google Drive? [Guia completo]
Nenhum Comentário
Como liberar espaço no Google Drive? [Guia completo]
Como liberar espaço no Google Drive? [Guia completo]

Como liberar espaço no Google Drive? [Guia completo]

Nenhum Comentário

Todos usamos serviços de armazenamento online hoje em dia, devido a praticidade que eles trazem a nossas vidas. O Google Drive é um dos mais famosos (e possivelmente o melhor deles), oferecendo 15 GB de armazenamento gratuito.

Se o seu está chegando no fim, confira como liberar espaço no Google Drive, além das maneiras de aumentar o armazenamento nele!

1. O que é o Google Drive?

Antes de podermos realmente chegar no que mais interessa, o guia de como liberar espaço no Google Drive, é bom que abordemos um tanto acerca da plataforma.

O Google Drive é um dos melhores serviços de armazenamento na nuvem disponíveis na atualidade, desenvolvido pelo Google e lançado em 2012. Cresceu de maneira bastante rápida, se tornando um dos melhores do ramo.

Existem diversas maneiras de usar do Google Drive, tanto para uso pessoal quanto para trabalhos em grupo. Conta com uma versão para web extremamente completa que pode ser usada em qualquer um dos melhores navegadores de internet, além de ter apps para Windows, macOS, Android e iPhone, permitindo que você sempre tenha acesso a ele.

O Google Drive existe de três maneiras diferentes: pode ser usada em sua versão básica, por conta própria; pode ser usado dentro do pacote G Suite, uma versão paga e completa, que em suma é um pacote Office do Google, integrado a várias outras ferramentas da empresa, como o Google Docs, ao Google Planilhas, o Google Apresentações e o Gmail.

O que é?

Ou pode ser usado, também, por meio do Google One, que é o serviço de armazenamento completo do Google, sem altos custos mas para uso pessoal.


Dentre as diversas funcionalidades oferecidas pelo Google Drive, as principais são:

  • Armazenar todos os seus arquivos com segurança e os acesse em qualquer ligar;
  • Busque arquivos por nome e por conteúdo;
  • Compartilhe arquivos e pastas com outras pessoas de maneira extremamente simples;
  • Tenha acesso rápido aos seus conteúdos;
  • Colocar diferentes níveis de acesso para quem pode ver, comentar ou editar cada arquivo seu;
  • Ver detalhes dos arquivos assim como suas atividades;
  • Pode acessar os arquivos do Google Drive offline;
  • Pode usar de sua câmera do smartphone para escanear documentos que estão no papel;
  • Acesse todas as suas fotos e vídeos que estão presentes no Google Fotos.

2. Como liberar espaço no Google Drive?

Se você está com muito pouco espaço livre em seu Google Drive, chegou a hora de deletar arquivos inúteis (ou então de assinar um dos planos pagos para aumentar o armazenamento). Caso não saiba o estado atual de seu armazenamento, confira ao seguir o link.

Conferir armazenamento liberar espaço no Google Drive

Na página que abrir, poderá conferir quanto tem de armazenamento no total, o quanto está utilizado e em quais apps mais está sendo usado, dentre Gmail, Google Drive e Google Fotos. Pode, também, seguir os links na própria página par ir aos serviços e escolher o que deletar.

Liberar espaço no Google Drive

Para deletar arquivos que estão armazenados no Google Drive, siga o link para ver todos os arquivos ordenados por ordem de armazenamento usado. Em seguida, escolha quais deseja remover do Drive para liberar espaço e clique no ícone de lixeira, logo acima.

Liberar espaço liberar espaço no Google Drive

Com isso, eles estarão na sua lixeira, a partir de onde serão deletados permanentemente em 30 dias. Caso prefira, pode seguir até a lixeira, selecionar os arquivos e novamente clicar no ícone de lixeira para os Excluir definitivamente.

Deletar emails

Você pode querer remover emails antigos que não mais precisa. Isso pode ser uma tarefa um tanto desgastante, já que provavelmente tem muitos emails. Contudo, é possível filtrá-los por tamanho, para facilitar:

  1. Na caixa de pesquisa, escreva “has:attachment larger:10M” para mostrar emails que estão ocupando mais de 10 MB. Para alterar o tamanho do email, mude o número na pesquisa;

emails liberar espaço no Google Drive

  1. Selecione todos os emails que não precisa mais e depois clique em “Excluir”;
  2. Na esquerda da tela, abra o Menu  se ele ainda não estiver e clique em “Lixeira”;
  3. Por fim, selecione todos os emails que estão na lixeira e clique em “Excluir definitivamente”.

Também é possível deletar todos os emails em sua caixa de Spam, já que provavelmente são inúteis. Contudo, é sempre bom dar uma verificada neles. Para os deletar e liberar espaço no Google Drive, siga:

  1. Na esquerda da tela, abra o Menu, caso ainda não esteja aberto;
  2. Clique em “Spam” para abrir a sua caixa de Spam;
  3. Clique no botão de “Excluir todas as mensagens de spam agora” ou então selecione os que deseja deletar e clique em “Excluir definitivamente”.

Liberar armazenamento no Google Fotos

Por fim, também é possível que você diminua o quanto está gastando de armazenamento no Google Fotos ao mudar a qualidade das fotos e vídeos para “Alta Qualidade”, em vez de “Original”. Isso pode ser feito seguindo os passos:

Google Fotos

  1. Siga o link até a página de configurações do Google Fotos;
  2. Em seguida, clique em “Alta qualidade” para que todos os próximos uploads sejam feitos nesse modo;
  3. Se quiser, pode também clicar em “Recuperar armazenamento” para que tudo que já foi armazenado no Google Fotos seja compactado para “Alta qualidade”.

Comprar mais armazenamento

A última opção, a mais drástica já que envolve gastar, é comprar mais armazenamento em vez de liberar espaço no Google Drive. Para tal, siga o link até a página oficial do Google One, onde poderá ver todos os planos oferecidos e escolher um.

O mais básico é de 100 GB de armazenamento, custando apenas R$ 6,99 por mês, mas os planos chegam a 30 TB, que custa R$ 1.049,99 por mês.

E aí, gostou do artigo sobre como liberar espaço no Google Drive?

Deixe nos comentários a sua opinião sobre ele, dizendo se já conhecia as dicas que demos aqui ou se elas são uma novidade para você. Não se esqueça de conferir, ainda, como usar o Google Tradutor e aprenda a lidar com o tédio na quarentena!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo