Banco digital vs banco tradicional: qual é o melhor?
Nenhum Comentário
Banco digital vs banco tradicional: qual é o melhor?
Banco digital vs banco tradicional: qual é o melhor?

Banco digital vs banco tradicional: qual é o melhor?

Nenhum Comentário

Bancos tradicionais não precisam de muita apresentação. Afinal, todos precisamos lidar com eles em algum momento. Os diversos tipos de banco digital que apareceram nos últimos anos e que têm chamado bastante atenção. Isso vale especialmente para quem quer gerenciar suas finanças de uma maneira diferente e mais moderna. É claro que por ser algo tão recente, a dúvida de Banco digital vs banco tradicional acaba sendo bem comum.

Muita gente não sabe quais os pontos positivos e negativos de cada um, por exemplo. Fora isso, há quem simplesmente não confie nos bancos digitais pela falta de informações. Para te ajudar a conhecer mais sobre os dois e decidir entre um banco digital vs banco tradicional, detalhamos suas principais diferenças. Confira tudo logo abaixo!

Banco digital

banco digital vs banco tradicional edições

Se não sabe nada sobre bancos digitais, o conceito pode ser um pouco confuso logo de início. Vale começar dizendo que eles não tem nada a ver com apps de cartões de crédito ou até de carteira digital, como o PayPal.

Os bancos digitais te oferecem uma conta corrente, opções de investimento (se quiser ganhar dinheiro), a possibilidade de pagar contas e realizar transferência. A diferença é que tudo é realizado no aplicativo deles ou em um site oficial.

Basicamente, não há uma agência física. Isso pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. Tudo depende do que você precisa e dos possíveis problemas que pode ter com sua conta.

Banco tradicional

Assim como mencionamos, os bancos tradicionais não precisam de uma introdução. Eles oferecem tudo o que os bancos digitais possuem, mas também contam com diversas agências físicas.

Até por isso, você resolver problemas ou realizar ações pessoalmente. Isso também tem um lado positivo e negativo, já que há certas coisas que ainda só são realizadas presencialmente.


Isso faz com que exista mais burocracia, filas e possível tempo perdido com algo que poderia ser resolvido online. Fora isso, não dá para dizer que o serviço online ou dos apps oficiais de bancos tradicionais são muito bons.

Taxas e tarifas

Agora que já falamos um pouco do básico sobre banco digital vs banco tradicional, vale mencionar um dos fatos mais importantes: as taxas e tarifas. Todos os bancos tradicionais cobram taxas para que você tenha uma conta corrente com eles, por exemplo.

Até existem versões mais básicas sem taxa, mas as ações dessas contas são muito limitadas e não adequadas para a maioria das pessoas. Nesse sentido, os bancos digitais são totalmente diferentes.

A maioria deles não conta com taxas para se ter uma conta corrente, gerenciar seu dinheiro, fazer transferências e pagar contas. No geral, apenas saques e certas transferências (dependendo do banco) são cobradas.

Cartão de crédito e débito

banco digital vs banco tradicional cartões

Assim como nos bancos tradicionais, os digitais também oferecem cartões de crédito e débito. Em muitos bancos digitais, a vantagem é que não há anuidade para se manter o cartão e é possível usar versões virtuais do mesmo caso não queira carregar o de plástico em todo lugar.

É claro que há bancos tradicionais que também oferecem opções similares, mas é ainda é mais raro em comparação aos digitais.

Aplicativos

Seja o banco digital ou tradicional, é certeza que ele terá um aplicativo mobile no qual você pode acessar a sua conta. A grande diferença entre os apps é que os dos bancos digitais são bem mais completos.

Como não há outras grandes formas de checar informações sobre a sua conta, tudo se encontra lá e de forma bem simples de entender. Isso vale até mesmo para as transações de cartão de crédito e débito.

Isso é ótimo para saber exatamente quando seu cartão foi usado, qual o valor, qual estabelecimento, etc. Desta forma, você tem um controle maior e pode ser notificado se alguém o utilizou de maneira indevida.

Já os apps da maioria dos bancos tradicionais podem ser bem irritantes e desnecessariamente difíceis de se navegar. Eles funcionam quase como um site em forma de app em vez de serem otimizados para o uso mobile.

Isso deixa tudo mais lento, incluindo a possibilidade de ver as transações do seu cartão de crédito ou movimentações em sua conta.

Comunicação com o banco

Esse é um assunto importante a se considerar. Por um lado, pode parecer ótimo poder resolver tudo online com os bancos digitais. Só que problemas mais sérios podem demorar a ser resolvidos e você pode se sentir vulnerável com respostas só pela internet.

Querendo ou não, é reconfortante ir até a sua agência falar com um gerente quando um problema sério surge. Ainda mais envolvendo sua conta, dinheiro ou cartões. É claro que isso pode gerar burocracia e levar a um processo demorado.

Por isso, é bom considerar o que te deixaria mais tranquilo caso um problema ocorresse.

Banco digital vs banco tradicional: qual é o melhor?

itau vs nubank

No embate geral do banco digital vs banco tradicional, deu para perceber que há pontos positivos e negativos dos dois lados. Nenhum formato é perfeito ou ideal para todos os tipos de cliente.

Atualmente, não há muitos motivos para não ter uma conta secundária em um banco digital. Você pode ter muitos benefícios ao não lidar com taxas, anuidades e ao acompanhar as suas transações com facilidade no banco digital.

Ao mesmo tempo, bancos tradicionais ainda são bem abrangentes. São aceitos por mais estabelecimentos em certas situações e ainda ocupam uma posição bem importante em nosso país.

O que podemos dizer, é que realmente vale ir testando um banco digital em vez fazer uma troca definitiva. Isso vale até para quem está começando a trabalhar em casa para ganhar uma renda extra e precisa de uma conta sem taxas.

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar as nossas dicas para saber qual o melhor entre banco digital vs banco tradicional? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se há outras dicas sobre bancos digitais que gostaria de ver.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo