Como criar Guias do Instagram? [Passo a passo]
Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Como criar Guias do Instagram? [Passo a passo]
Como criar Guias do Instagram? [Passo a passo]

Como criar Guias do Instagram? [Passo a passo]

Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário

Uma ideia de post que costuma dar resultados para quem trabalha com redes sociais são os tutoriais, como esse mesmo que você está acessando. Pensando nisso, o Instagram lançou outro formato de conteúdo ideal para quem tem conhecimento para compartilhar. Sendo assim, vamos te ensinar como criar guias do Instagram!

Essas guias são posts otimizados para ajudar produtores de conteúdo a ensinarem diferentes coisas para os seus seguidores. Em sua fase de testes, as guias do Instagram foram liberadas apenas para influenciadores da área de saúde e bem-estar.

O objetivo era que usassem a nova plataforma de guias para ajudarem seus seguidores a lidar com a quarentena e o coronavírus, por exemplo. Só que agora todos os usuários podem aprender como criar guias do Instagram e darem dicas sobre todo tipo de assunto.

Vale mencionar que os tutoriais não são os únicos tipos de conteúdo que pode publicar nesse formato. Como irá descobrir em nosso passo a passo, você também pode usar os guias para recomendar locais que visitou ou produtos que comprou recentemente.

Por isso, veja a seguir como criar guias do Instagram no seu feed!

Passo a passo: como criar guias do Instagram?

Para começar, abra o app do Instagram em seu celular e acesse o seu perfil.

tela inicial do instagram

Toque no ícone “+“. No menu que irá se abrir, escolha a opção Guia.


tela do perfil do Instagram em modo noturno, com setas apontando para o ícone de + no canto superior direito e outra seta apontando para a opção Guia, na parte inferior da tela

Escolha se você quer usar as guias do Instagram para recomendar um local, algum produto específico ou até mesmo outros posts do Instagram. Para o exemplo de nosso guia, usaremos a opção Publicações para recomendar um post do Luciano Larrossa, um dos maiores especialistas em Instagram no Brasil.

tela de perfil do instagram, com um segundo menu ocupando a parte inferior. Uma caixa transparente de bordas vermelhas destaca essas opções de guias do instagram

Você pode usar tanto as suas próprias publicações ou acessar posts que salvou no seu perfil. Como vamos usar um post do Luciano como exemplo, vamos tocar em Salvos.

tela do instagram com diversos posts e um submenu na parte inferior com uma seta vermelha apontando para a opção Salvos

Agora, escolha o post que deseja recomendar e clique no botão Avançar.

tela com posts salvos de um perfil do instagram, com uma caixa transparente de bordas vermelhas destacando-o. Uma seta vermelha também aponta para a palavra avançar, indicando que o usuário tem de escolher os posts e então prosseguir para criar guias no Instagram

Clique em Adicionar Título e dê um nome para o seu guia. Em Sobre o que é esse guia (opcional), você pode adicionar uma breve descrição.

tela com post de fundo azul e dizeres publicar coisas pessoais numa conta profissional: vale a pena. Seta vermelha apontando para um título sobreposto que diz "perfil prossional pode?". Caixa transparente de borda vermelha destacando a parte inferior, que permite usuários inserir uma descrição para os guias do instagram

Cada foto ou publicação indicada no seu guia precisa de um título. Caso queira, também pode incluir uma descrição própria. Toque no Adicionar Título e dê um nome a cada post. Depois, ofereça a sua própria descrição, citando o motivo pelo qual seus seguidores no Instagram devem lê-la.

Tudo isso faz parte de aprender como criar guias no Instagram, principalmente para torná-los interessantes aos seus seguidores.

tela do instagram em modo noturno com quatro setas vermelhas acompanhadas de números. Número 1 indica um título que pode incluir em uma parte do guia. O 2 indica que é possível adicionar uma descrição. O 3 indica a possibilidade de incluir mais posts. O 4 indica que é hora de avançar para publicar seus guias do Instagram

Na parte inferior, você pode indicar mais publicações pelo botão Adicionar mais publicações. Por exemplo, pode salvar diversos posts de diferentes usuários, de modo a criar um guia completo sobre determinado assunto.

Ao mesmo tempo, acaba por divulgar os perfis que criaram o conteúdo original. Vale lembrar de que sempre é interessante pedir autorização dos autores antes de prosseguir!

Para esse exemplo, não incluiremos outras publicações, mas não se prenda a usar um post só! Continuando, clique em Avançar assim que terminar de escrever as descrições e adicionar o número de publicações, locais ou produtos do seu guia.

Agora, basta tocar no botão Compartilhar para terminar de aprender como criar guias no Instagram!

tela do instagram em modo noturno com parte superior oferecendo prévia do post que criou, na parte de baixo, uma seta vermelha apontando para um botão de fundo azul e com o dizer "Compartilhar"

Dica: você não precisa usar a própria imagem do post para a criação do guia. Caso prefira usar outra imagem enquanto aprende como criar guias do Instagram, basta clicar em Alterar foto da capa.

Consiga mais seguidores para o seu perfil!

Aprender como criar guias no Instagram é uma excelente maneira de gerar conteúdo e atrair novos seguidores. Além disso, os guias ficam dispostos em uma aba exclusiva, podendo ser acessados quando quiserem. Ou seja, nada de ficar online apenas por 24 horas e então sumir, como acontece no Stories.

Se você está aprendendo a usar os guias para indicar produtos afiliados e quem sabe receber uma graninha trabalhando como influenciador, uma excelente maneira de atrair novos seguidores é por meio de ferramentas para interações automáticas.

Uma delas é a Nikau. Com ela, você programa buscas que resultam em curtidas e seguimentos. Essas procuras podem ser filtradas por posts com hashtags e localizações específicas. Além disso, você pode até mesmo filtrar por seguidores de um perfil de outro usuário do Insta.

Oferecendo garantia de crescimento do seu perfil em 7 dias, você pode conhecer o Nikau agora mesmo. Basta clicar no link agora mesmo e conferir tudo o que o app tem a oferecer para te ajudar a crescer no Instagram!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo