O que é Adobe Animate e o que você pode fazer com ele
O que é Adobe Animate e o que você pode fazer com ele
O que é Adobe Animate e o que você pode fazer com ele

O que é Adobe Animate e o que você pode fazer com ele


Quem é mais veterano de internet com certeza já usou ou ouviu falar do Adobe Flash, mas nesse artigo vamos falar do seu sucessor, o Adobe Animate.


A versão do software é o Adobe Animate CC e neste artigo, vamos falar um pouco sobre os novos recursos do criador de animação 2D.

Se você está confuso sobre a ferramenta de animação em flash e quer entender mais, confira as nossas dicas:

animação adobe animate

Leia também: Adobe Spark Page: como criar sites com a ferramenta?

O que é Adobe Animate?

O Flash Professional foi o software padrão para a produção de animações na web nas últimas duas décadas.

Nos últimos anos, a Adobe reescreveu a ferramenta para incorporar o suporte a funcionalidades avançadas em conjunto com o formato Flash e aplicativos Adobe AIR.

O Adobe Animate CC anteriormente chamado de Adobe Flash Professional, é um software de criação e edição multimídia e animação desenvolvido pela Adobe Systems.


O software permite criar animações e gráficos vetoriais interativos para  aplicativos, jogos, vídeos, programas de televisão, e muito mais em um ambiente de criação baseado em linha do tempo.

Você também pode criar rabiscos e avatares animados e publicar rapidamente suas animações em várias plataformas, em qualquer formato.

A ferramenta oferece suporte para gráficos raster, rich text, incorporação de áudio / vídeo e script ActionScript. Este programa adicionou uma ampla gama de funcionalidades avançadas, como HTML5, Canvas e WebGL, e é extensível para oferecer suporte a formatos personalizados, como Snap.svg.

Além disso, o Adobe Animate oferece suporte à criação e publicação de formatos Flash, bem como ao empacotamento de aplicativos Adobe AIR.

Você pode visualizar seu conteúdo em qualquer lugar sem instalar plug-ins porque este programa tem flexibilidade com formatos de saída.

A seguir, vamos ver os excelentes recursos da nova versão do programa, o Adobe Animate CC 2021.

Os 6 novos recursos do Adobe Animate CC

 

1. Adobe Animate Camera

O Adobe Animate CC oferece a funcionalidade de câmera virtual com uma proposta diferente de outros softwares de animação.

Com o auxílio desse recurso, você pode estimular o movimento da câmera, dando à animação uma visão mais realista.

Tornando-o mais simples, você pode executar panorâmicas, zoom e rotação sem esforço para suas animações, se desejar. Usando a câmera virtual no Animate CC, você poderá adicionar efeitos mais dramáticos ao criar uma animação.

Por exemplo, se estiver editando uma cena de luta em um filme de animação, você pode girar no momento em que a cena mostra destruição para dar um efeito dramático ou aumentar e diminuir o zoom e mudar a atenção do espectador de um ponto para outro.

2. Formatos de exportação

O Animate CC se adaptou aos padrões da web para exportar sua animação, o que torna mais fácil para visualizá-la do computador ou celular.

Esse ajuste revolucionou a animação em flash baseada na web, isso eliminou a estressante “necessidade de instalar um plug-in de flash player” que era no caso da plataforma Flash Professional.

No Adobe Animate, os usuários podem exportar conteúdo para WebGL, HTML5 Canvas, vídeo 4k facilmente.

Além disso, você pode gerar a folha de sprite baseada em quadros-chave e animá-los de acordo com o CSS. A adaptação dos padrões da web não significa que a ferramenta tenha abandonado totalmente o formato SWF.

Os usuários têm o privilégio de poder exportar seus arquivos para o formato Flash Player. Além disso, uma nova embalagem OAM também é introduzida pelo novo Adobe Animate CC, que permite empacotar ativos no formato .zip.

3. Linha do tempo moderna

Os controles de linha do tempo do Adobe Animate CC foram reajustados ​​com novas opções e funcionalidades, como:

  • Edição de vários quadros.
  • Criação de interpolação clássica.
  • Personalização de frame-chave de inserção.
  • Criação de panorâmicas da linha do tempo com a ferramenta manual da barra de ferramentas.
  • Freedom funciona na camada ativa sem esforço com a opção de visualização de camada única.
  • O botão Onion skinning oferece a opção Advanced Settings para escolher os parâmetros de configuração. Por exemplo, você pode escolher a opacidade inicial, diminuir em, intervalo, modos e controles de exibição de transparência.

4. Pincéis de vetor

Outra funcionalidade importante que o Adobe Animate trouxe é a possibilidade de criar pincéis vetoriais. Este é mais ou menos o mesmo usado no Adobe Illustrator.

Com esta atualização nas ferramentas de escovagem, pode-se ter as funcionalidades de pressão e inclinação no desenho de linhas e traços com a ajuda de caneta ou stylus.

Isso é útil para criar traços em dispositivos sensíveis ao toque. A largura pode ser alterada de acordo com a pressão aplicada ao criar os padrões.

Portanto, se você deseja criar gráficos vetoriais 2D usando formas, padrões, curvas, etc., o Animate CC é uma boa escolha.

5. Sincronização de áudio

O recurso de linha do tempo da ferramenta agora permitirá que os usuários sincronizem áudios em suas animações e este é outro recurso adicionado pelo Animate CC. Isso significa que você pode fazer sincronização de áudio para sua série de animação.

No entanto, fazer isso pode ser um pouco trabalhoso e demorado apenas com o HTML5. Além disso, você também pode ativar o controle de loop de áudio com o recurso de linha do tempo do Adobe Animate CC.

6. Fonte

O Adobe Animate CC agora conta com integração do Typekit, onde você obtém inúmeras fontes premium da web. Essas fontes da web estarão presentes para documentos de tela HTML5 na ferramenta.

Os usuários podem escolher entre milhares de fontes de alta qualidade por meio de um plano de assinatura.

Agora, o Adobe Animate CC vem com a integração do Typekit. Assim, você pode obter inúmeras fontes premium da web por meio de um plano de assinatura e usá-las em documentos canvas HTML5.

Colocando em palavras diferentes, primeiro você pode tentar algumas fontes selecionadas disponíveis na biblioteca Typekit por meio de qualquer nível do plano Creative Cloud.

Então, ao se inscrever gastando algum dinheiro, você pode obter acesso à biblioteca completa do Typekit, onde existem milhares de fontes premium para telas HTML5.

Gostou das nossas dicas sobre o Adobe Animate?

Gostou do nosso guia de dicas sobre o Adobe Animate? Então deixe nos comentários o que você achou do nosso artigo e o que acha desse software.

 


Por Equipe Apptuts
Um Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Adriana Campolina 14 de novembro de 2021 9:31

    Adobe Animate permite criação de aplicativos (APP) para Android e iOS, além de desenvolver executáveis para Windows, macOS e Linux.

    As lojas Google Play, App Store, Amazon Store, e Steam, entre outras, estão cheias de jogos e aplicativos desenvolvidos com Adobe Animate.

Voltar ao topo