Novidades do iPadOS 14 e iPadOS 15
Novidades do iPadOS 14 e iPadOS 15
Novidades do iPadOS 14 e iPadOS 15

Novidades do iPadOS 14 e iPadOS 15


Anualmente a Apple lança uma atualização para iPhones e iPads seguida de várias atualizações menores ao longo do ano. Entre 2020 e 2021, vários recursos vieram para melhorar a experiência dos iPads, como as novidades do iPadOS 14 e iPadOS 15. 


Recursos poderosos desenvolvidos pensando em melhorar a sua produtividade, inserindo ferramentas que te auxiliam a manter o foco, por exemplo.

Além disso, recursos de compartilhamento de conteúdos em streaming, e de interação por vídeo chamadas, com familiares e amigos, também fazem parte desse pacote. 

O iPadOS teve sua primeira versão desenvolvida em 2019, junto com o iOS 13, incluindo recursos específicos para os aparelhos mais modernos. A atualização do iPadOS 14 trouxe um melhor desempenho nas buscas e no navegador Safari, além da possibilidade de encontrar e acessar os aplicativos, contatos e arquivos através da barra de pesquisa.

Com o iPadOS 15 veio um multitarefas mais eficiente, versões de widgets na tela de início voltados para o iPad, além das novas formas de realizar suas anotações e toda a versatilidade que o tablet pode proporcionar aos seus usuários. 

No artigo de hoje vamos detalhar um pouco dessas novidades.

Multitarefas

A mudança mais significativa desde que o iPadOS foi desenvolvido diz respeito ao Multitarefa. Com o poder de uma tela grande é possível aproveitar ainda mais esse recurso de acessar alguns apps simultaneamente de forma muito mais prática.

Com um novo layout que te permite acessar mais rapidamente os apps da Tela de início, o menu multitarefas te permite tocar no topo da tela, ou abrir uma janela no meio da tela, para escolher entre as opções de recursos – Split View, Slider Over e outros – facilitando o gerenciamento de aplicativos abertos.

Veja alguns dos recursos:

  • Split View: agora você tem a possibilidade de dividir a tela entre dois apps com o Split View e optar por fechar apenas um app na tela e escolher um outro para dividir.
  • Centralizar janela: com esse recurso você conseguirá puxar uma nota ou mensagem para o centro da tela, sem sair da visualização ou enxergá-la de forma reduzida em um dos cantos.
  • Janelas de apps: como em um computador de mesa, agora você consegue acessar uma prateleira para ver todas as janelas de um mesmo app abertas e alterar entre elas. 
  • Seletor de Apps: outro recurso aprimorado e que te permite movimentar ou fechar aplicativos de forma simples, bastando pressionar o app aberto e arrastá-lo.

Gerenciamento de arquivos

Um dos apps que vem sendo modificado ao longo das últimas atualizações é o Files.

Melhorando a experiência de gerenciamento de arquivos, com a inclusão de alguns recursos vindos do MacOS Finder para o app no iPadOS 15, agora você pode agrupar pastas e arquivos, bem como arrastá-los e soltá-los. 

Ainda há também uma ferramenta de seleção de arquivos com trackpad ou mouse e, para alguns modelos de iPad que tem suporte para USB-C, foi adicionado um indicador de progresso de transferência de arquivos e suporte somente leitura para NTFS.

Apple Pencil

Um dos recursos mais potentes e que, talvez, carregue a grande novidade da atualização do iPadOS 15 diz respeito às melhorias que deixaram a Apple Pencil ainda mais inteligente.

Agora, com qualquer ponta da caneta, você poderá converter o seu texto escrito à mão, para um texto digitado. Também é possível selecionar o texto e, ao riscar com a caneta, apagá-lo.

iPadOS 14 e 15 apple pencil

Além disso, os detectores reconhecem formas, números de telefone, datas,  endereços e URLs. A princípio, a função chamada Scribble terá suporte para inglês e chinês (tradicional e simplificado). 

Widgets e Tela inicial 

Os widgets já existiam na Apple, mas ganharam destaque recentemente tanto nos iPads quanto nos iPhones. Os desenvolvedores agora podem criar tamanho diferentes – enormes, grandes, médios e pequenos – para aparecerem na tela inicial. 

Tudo isso vai te ajudar a personalizar as páginas da sua Tela de Início, assim como já acontece no iPhone, posicionando seus widgets em qualquer lugar do seu home screen

iPadOS 14 e 15 multitarefas e widgets

E, para melhorar a sua experiência ainda mais, o iPadOS 15 apresenta um novo formato da Biblioteca de apps onde seus aplicativos passam a ficar melhor organizados em categorias pré-definidas pela Apple. Entretanto você pode acessá-la arrastando a tela da direita para esquerda ou diretamente pelo Dock.

E, você pode usar a nova barra com outros apps abertos usando os novos atalhos do teclado. Basta usar a tecla “Command” + barra de espaço. Além disso, é possível checar todos os atalhos do teclado pressionando a tecla ⌘ Command.

Todo o suporte a mouse, teclado e à Apple Pencil,  amplamente superiores, diferenciam a experiência do iPadOS das experiências do iOS.

Sidecar

Um dos principais recursos do Sidecar, que é a maneira de usar o seu iPad como um segundo monitor, permite que você interaja com o macOS através da Apple Pencil. 

Um recurso extremamente útil para você que utiliza as configurações do ecossistema Apple para seus trabalhos criativos.

Controle Universal

Uma das características principais da Apple é a conexão entre seus aparelhos, transformando as experiências entre os usuários e, com o novo recurso Controle Universal, você poderá controlar o Mac e o iPad utilizando um teclado e mouse ou trackpad. 

A conexão entre os dispositivos será do tipo Wi-Fi Direct e, assim que estiverem conectados, você poderá deslizar o cursor do Mac no iPad, ou digitar palavras no teclado no computador para o tablet.

Entretanto, para que o Controle Universal funcione é necessário atualizar o Mac para o macOS Monterrey

Notas

Outra forma de utilizar sua Apple Pencil com uma nova atualização é dentro do app Notas. Com o recurso Nota Rápida você conseguirá acessar o app enquanto utiliza outros aplicativos, utilizando a caneta ou ainda, digitando e salvando informações.

Para acessar o app, independente do que esteja aberto na sua tela, você pode utilizar os atalhos do teclado, a Central de Controle ou deslizar os dedos (ou a sua Apple Pencil) em um dos cantos. 

Todas as suas Notas Rápidas poderão ser visualizadas em um menu especial e será possível organizá-las com tags ou palavras-chave.

E caso esteja trabalhando em equipe, divida uma nota com outras pessoas e visualize as alterações no menu Atividades. Caso deseje destacar alguém, acrescente o nome da pessoa para chamar sua atenção.

Safari com novo layout

No iPadOS 14 o Safari já contava com um relatório de privacidade para que os usuários conseguissem monitorar senhas e checar rastreadores de sites bloqueados.

Mas com o iPad OS 15, o Safari aparece com um novo design, mais minimalista e com destaques para a experiência visual dos usuários. As abas acompanham a cor do site visitado e, os Grupos de abas te permitem alternar entre os sites abertos. 

Há também a Busca por voz integrada a esse recurso.  

Desenvolvimento de apps no iPad

Se você é programador ou quer entrar nessa área de criação de aplicativos, essa novidade é pra você!

A Apple disponibilizou  a linguagem SwiftUI no iPad e, assim como no Mac, você poderá ver os resultados dos seus códigos em tempo real.

Será possível criar apps e, até mesmo, publicá-los na App Store aproveitando a guia para usuários iniciantes.

iPadOS-14-15-apple-swiftUI

Outras novidades iPadOS 14 e iPadOS 15

Para finalizar, citamos algumas outras novidades que já estão estarão presentes no iPadOS 14 e 15.

  • Siri: a partir do iPadOS 14 a assistente virtual da Apple passou a te ajudar a encontrar respostas de toda internet, além de te permitir enviar mensagens de áudios. Com o iPadOS 15 a Siri chega mais discreta, porém mais invasiva sobrepondo outros apps e te permitindo pesquisar um texto enquanto navega em outro espaço.
  • FaceTime aprimorado com o recurso SharePlay
  • Novos recursos para o iMessage
  • Home: facilitando ainda mais o controle doméstico inteligente com novas sugestões de automação e controles expandidos no Centro de Controle para acesso mais rápido a acessórios e cenas;
  • Modo Foco
  • Novo desenho para Notificações
  • Acessibilidade: novidades para fones de ouvido, que amplificam sons suaves e ajustam o áudio para ajudar conteúdos a ficarem mais nítidos; linguagem de sinais no Group FaceTime; VoiceOver agora reconhece automaticamente o que é exibido visualmente na tela para ajudar pessoas com deficiência visual.
  • Mapas com maior detalhamento
  • Live Text

iPadOS 15: iPads compatíveis

Para finalizar, confira a lista dos modelos de iPads compatíveis com a versão do sistema operacional iPadOS 15 clicando neste link.

Realize um backup completo do seu dispositivo e prepare-se para receber o novo sistema operacional!

Gostou de conhecer as novidades do iPadOS 14 e iPadOS 15?

Compartilhe com os amantes da Apple que você conhece e aproveite para saber mais a respeito de:


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo