O WhatsApp passará a criptografar os backups do app
O WhatsApp passará a criptografar os backups do app
O WhatsApp passará a criptografar os backups do app

O WhatsApp passará a criptografar os backups do app


Pensando em criar uma camada a mais de proteção para os arquivos salvos em serviços de armazenamento na nuvem, o WhatsApp agora passará a criptografar os backups do app. Veja aqui o comunicado da empresa.


A criptografia de ponta a ponta oferecida nas mensagens do WhatsApp também será adotada para backups realizados no aplicativo.

Veja também nosso artigo sobre como confirmar a criptografia do WhatsApp.

Entenda a Criptografia

 WhatsApp passará criptografar backups

 

Primeiramente, esse é um processo automático, ou seja, não é necessário ativar configurações ou ativar algum comando para garantir a segurança de suas mensagens.

A criptografia de ponta a ponta garante que somente os participantes da conversa possam ler ou ouvir as mensagens trocadas. Ninguém mais terá acesso a elas, nem mesmo o WhatsApp.

A segurança das mensagens é feita através de cadeados e somente você e a pessoa com quem você está se comunicando possuem as chaves especiais necessárias para destrancá-los e ler suas mensagens.


O WhatsApp permitirá criptografar completamente suas mensagens de backup

A WhatsApp WhatsApp passará criptografar backups e, dessa forma, está adicionando uma camada extra a sua criptografia de ponta a ponta para melhorar a segurança de seus bate-papos no aplicativo de mensagens.

Essa proteção nas mensagens já vem ocorrendo através da criptografia de ponta a ponta há anos.

No entanto, até agora não havia outra opção a não ser armazenar seu backup de mensagens em um aplicativo de terceiros (como iCloud ou Google Drive) em um formato não criptografado.

De fato, essa não era uma opção muito segura para armazenar seus dados.

Agora sim é possível ter menos uma preocupação na cabeça pois seus backups no Google Drive ou no Apple iCloud também terão a opção de serem criptografados usando a criptografia de ponta a ponta.

Mas o quê isso significa? Agora nem o provedor de serviços de backup, nem o próprio WhatsApp poderão acessar seu backup ou sua chave de criptografia de backup.

O CEO do Facebook Mark Zuckerberg anunciou o recurso em um post em seu perfil:

“O WhatsApp é o primeiro serviço global de mensagens nesta escala a oferecer backups e mensagens criptografadas de ponta a ponta, e chegar lá foi um desafio técnico realmente difícil que exigiu uma estrutura totalmente nova para armazenamento de chaves e armazenamento em nuvem em todos os sistemas operacionais.”

Qual é a novidade nessa Criptografia?

 WhatsApp passará criptografar backups

Esta nova característica para backups de criptografia de ponta a ponta é possibilitada por um novo sistema de armazenamento de chaves de criptografia.

Esse sistema de armazenamento funciona tanto com iOS quanto com Android.

Se você decidir optar por entrar, você será solicitado a gerar uma chave de criptografia única de 64 dígitos ou a criar uma senha.

Você pode armazenar essa chave offline ou em um gerenciador de senhas de sua escolha, ou pode criar uma senha que faça backup de sua chave de criptografia em um cofre de chaves de backup baseado em nuvem que a WhatsApp desenvolveu para este fim.

A WhatsApp não saberá sua senha, e você não poderá usar sua chave sem ela.

Em suma, a WhatsApp está dando a opção de criptografar seus backups antes que eles cheguem aos backups na nuvem que você utiliza. A nuvem saberá que está protegendo seus dados, mas não saberá exatamente o que está protegendo, pois não terá acesso às suas mensagens.

Para proteger ainda mais seus dados, o WhatsApp tornará sua chave “permanentemente inacessível” caso ocorra várias tentativas inserindo muitas senhas incorretas.

O WhatsApp passará criptografar backups e, da mesma maneira, armazenará sua chave em um cofre de chave de backup que não é acessível nem ao WhatsApp.

Além disso, nem à Apple ou o Google não poderão ter acesso.

A chave só pode ser desbloqueada usando sua senha, o que lhe dá acesso aos backups de seu chat.

Você também pode optar por gerenciar a chave você mesmo se você se lembrar da senha.

Entenda a importância da nova funcionalidade                 

A falta de segurança nos aplicativos de mídia social tem sido um problema constante, portanto não é surpresa que algumas empresas busquem soluções para proteger os dados de seus usuários contra fornecedores de nuvens dominantes e inseguros.

Antes dessa nova funcionalidade de criptografia era possível, por exemplo, que a Apple ou o Google pudesse entregar seus dados às autoridades policiais se solicitados. Agora isso não é poderá ocorrer.

Além disso, ao adicionar esta camada extra de proteção, a WhatsApp está levando sua segurança um passo além da Apple.

Nesse caso, a Appledetém as chaves para backups criptografados de suas iMessages – defraudando o propósito de proteger seus chats em primeiro lugar.

Outra novidade é que o WhatsApp duplicará sua chave em cofres de chaves de backup em cinco centros de dados em diferentes localizações geográficas.

Essa ação visa garantir que você ainda possa acessar suas conversas, mesmo que um dos centros de dados possa sofrer uma interrupção.

Segurança online contínua

Não é segredo que a segurança online é uma das maiores preocupações dos usuários das mídias sociais nos dias de hoje.

Ao atualizar sua criptografia de ponta a ponta, possibilitando acrescentar uma camada adicional de proteção, a WhatsApp está fazendo sua parte para garantir que seus dados estejam seguros para que você possa ter certeza de que ninguém tem acesso aos seus dados.

Como a preocupação com nossos dados e as conversas sobre segurança online continuarão por anos, só podemos esperar que mais empresas se oponham a entidades governamentais que buscam acesso aos dados dos usuários.

E como a tecnologia continua a se desenvolver e melhorar, talvez mais empresas encontrem soluções para fechar as lacunas existentes e manter os dados dos usuários seguros.

Gostou das novidades de criptografia dos backups no WhatsApp?

Conto pra gente o que você achou dessa novidade!

Aproveita e veja aqui nosso artigo com a lista de smartphones que deixarão de funcionar com o WhatsApp a partir de 1º de novembro

 


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo