10 Melhores seriados de documentário [2020]
Nenhum Comentário
10 Melhores seriados de documentário [2020]
10 Melhores seriados de documentário [2020]

10 Melhores seriados de documentário [2020]

Nenhum Comentário

Seriados de documentário podem não ser tão populares quanto séries de fantasia ou séries de guerra, como Game of Thrones ou Stranger Things, mas costumam causar grande impacto em quem as assiste.

Muitas vezes elas trazem à luz questões invisíveis em nosso cotidiano, explicam como o mundo funciona ou simplesmente contam histórias reais que chegam a ser mais impressionantes que a ficção. Não à toa que assistir séries do gênero nos ajuda a ter uma visão mais consciente de nossas ações perante o mundo.

Por isso, reunimos nesse artigo alguns dos melhores seriados de documentário que você pode ver nos melhores apps para ver filmes e séries disponíveis em seu computador ou celular.

Confira a seguir!

1. The Giant Beast that is the Global Economy

Com a palavra gigante no nome, não é surpresa que essa série documental tenha um nome tão enorme e quase impronunciável, mesmo para quem está a aprender inglês por bastante tempo. Apresentado pelo humorista Kal Penn, ele viaja o mundo explicando detalhes invisíveis da nossa economia e sociedade.

Com apenas uma temporada de oito episódios, ele explica questões sobre a importância da borracha para o mundo e como nossas reservas estão ameaçadas por conta de uma simples praga, tenta buscar uma relação entre pessoas ricas e suas atitudes – ou que tipo de ação deve tomar para enriquecer – e até mesmo como funciona o mercado ilegal de lavagem de dinheiro.

De maneira bem humorada e bem didática, acabamos por aprender coisas que são incríveis, mas, ao mesmo tempo, aterradoras. Um dos melhores seriados de documentário para entender como o mundo atual funciona e para onde ele pode ir.

The Giant Beast that is the Global Economy está disponível na Amazon Prime Video por meio do link.


giant beast é um dos melhores seriados de documentários sobre economia

2. Nosso Planeta

Um importante documentário sobre o meio ambiente, Nosso Planeta traz imagens impressionantes sobre a diversidade natural ainda existente no planeta, mesmo considerando os sérios riscos que ela corre.

Focado na fotografia exuberante, a série documental traz uma gama diversa de curiosidades que não são tão óbvias para quem vive nos centros urbanos. Nosso Planeta tem apenas uma temporada e está disponível na Netflix.

3. Bandidos na TV

Uma produção brasileira, Bandidos na TV conta a incrível história do ex-apresentador de programas policiais Wallace Souza. Extremamente famoso por denunciar crimes na televisão local da capital amazonense Manaus, a real história mostra que o “denunciador” era um criminoso de alto perfil.

Em sua acusação, é dito que muitos dos crimes denunciados por ele em seu programa foram orquestrados pelo próprio apresentador, que se tornou uma espécie de “figurão” no cenário popular e político da cidade.

Os episódios da série vão mostrando provas e testemunhos tanto a favor da inocência do apresentador quanto contra, se tornando um desafio saber qual é a verdade. Você pode assistir Bandidos na TV na Netflix.

4. A Segunda Guerra em Cores

Interessante para quem quer conhecer a história por trás de jogos de tiro como Battlefield e Call of Duty, A Segunda Guerra em Cores faz o impressionante trabalho de colorizar as imagens – tanto fotos quanto vídeos – da época, tiradas em preto e branco.

Como mostramos nesse artigo, A Segunda Guerra em Cores é um dos melhores documentários Netflix em 2020.

Veja a série documental completa na Netflix!

5. Guerras do Brasil.doc

Se está procurando séries Netflix sobre o Brasil, Guerras do Brasil.doc pode ser o que estava procurando. Apesar de sermos conhecido como um país pacífico e com chances quase nulas de guerras, nossa história tem sim capítulos bastante sangrentos, tanto em guerras internas quanto externas.

Em uma temporada de cinco episódios, cada episódio tem um conflito como tema, sendo eles as Guerras dos Palmares, Guerras da Conquista, Guerra do Paraguai, Revolução de 30 e Guerra do Tráfico.

Guerras do Brasil.doc está disponível na Netflix.

ilustração da série guerras do brasil.doc

6. Apenas Cães

Para sair um pouco dos temas guerra e criminalidade, vamos ver um documentário com um tema bem mais leve: cãezinhos!

Explorando o vínculo entre humanos e cães, Apenas Cães traz em seus seis episódios histórias distintas – e emocionantes – dessa relação entre animais e cuidadores. Um dos seriados de documentário mais únicos, que foca na importância desse convívio entre humano e animal, além dos impactos que um exerce no outro.

Apenas Cães também está disponível na Netflix.

7. Abstract: the Art of Design

O design é um aspecto que reparamos pouco, mas está sempre presente em nosso redor. Objetos, produtos, casas, prédios comerciais e posts em mídias sociais: tudo o que vimos têm elementos de design em sua concepção.

Levando mais para o lado da arte contemporânea, Abstract: the Art of Design explica exatamente como o design influencia cada aspecto de nossa vida. Entre os seriados de documentário, Abstract também se importa em mostrar quem faz esse trabalho abstrato e ajuda a torná-lo realidade.

Você pode assistir Abstract: the Art of Design está disponível na Netflix.

8. Making a Murderer

Já imaginou ser acusado e preso de um crime hediondo, descobrirem sua inocência alguns anos depois, te soltarem e, pouco tempo após, ser acusado e preso por outro crime que você diz não cometer. Pois essa história aconteceu e você pode conhecê-la na série documental Making a Murderer.

Acusado e condenado por assassinar uma mulher em 1985, o americano Steve Avery foi inocentado 18 anos depois após descobrirem que seu DNA não correspondia aos encontrados na cena do crime. Para obter reparação por seu tempo na prisão, o inocentado processa a polícia.

O que acontece logo após? Ele é preso novamente por um crime similar. A questão que fica é: será que ele dessa vez é o culpado ou foi uma armação para evitarem o processo?

Com duas temporadas, Making a Murderer está disponível na Netflix.

9. As Casas Mais Extraordinárias do Mundo

Um dos melhores seriados de documentário para maratonar em um domingo leve, As Casas Mais Extraordinárias do Mundo mostra algumas das residências mais incomuns que pode encontrar no globo. Outra opção interessante para fãs de design, mas com foco maior na parte de arquitetura.

Nas três temporadas da série, os apresentadores vão mostrar as casas mais inusitadas em diversos tipos de ambiente, como florestas, lagoas e penhascos. Essas casas estão localizadas em todos os tipos de países, como Noruega, Índia, Espanha e até mesmo o Brasil!

As três temporadas de As Casas Mais Extraordinárias do Mundo podem ser assistidas na Netflix.

casas mais extraordinárias é um dos melhores seriados de documentário leves

10. Máfia dos Tigres

Se você quer seriados de documentário inusitados e excêntricos, pode começar por Máfia dos Tigres. A minissérie da Netflix mostra o submundo da criação e grandes felinos nos Estados Unidos.

Com acontecimentos incríveis – como o fato dos Estados Unidos já ter uma quantidade maior de grandes felinos em cativeiro do que animais livres no mundo todo – ele vai mostrar como um dono de zoológico chamado Joe Exotic acaba acusado de cometer um assassinato dentro desse universo desconhecido por boa parte do mundo.

Quer conhecer algo estranho e potencialmente perigoso? Então assista à Máfia dos Tigres na Netflix!

Seriados de documentário: qual o seu favorito?

Já havia assistido a algum desses seriados de documentário? Qual deles é o seu favorito ou qual mais te impressionou?

Conte para a gente nos comentários e veja mais algumas séries que deve assistir!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo