Google anuncia Android 12L
Google anuncia Android 12L
Google anuncia Android 12L

Google anuncia Android 12L


O Google acabou de lançar o Android 12 para smartphones Pixel e para seus parceiros de hardware, mas isso não foi impedimento para o anúncio do seu upgrade, o Android 12L.


Muito já se especulava sobre o Android 12.1, que foi encontrado no código do Android Open Source Project (AOSP). Essa especulação já trazia várias informações importantes que se confirmaram no anúncio do Android 12L.

O sistema é voltado para dispositivos de telas grandes (tablets) e aparelhos dobráveis. Outro ponto de destaque é aparência semelhante ao ChromeOS (sistema operacional do Google para desktop).

Confira nesse artigo, todas as novidades do mais novo sistema operacional da gigante Google.

android 12L

Veja também: 7 dicas infalíveis para deixar o Android mais rápido.

 

Barra de Tarefas

Nesta nova versão do Android, o Google se concentrou em focar em um sistema multitarefas, voltado para os dispositivos de tela grandes, que são os tablets e os dobráveis.


Isso inclui a possibilidade de usar vários aplicativos no modo de tela dividida, já que essa se tornou mais detectável. Para a execução do recurso, o aplicativo precisa estar na barra de tarefas na parte inferior da tela. Após isso, é preciso apenas arrastar o ícone do aplicativo desejado para qualquer lado,

Confira no exemplo abaixo:

android 12l

Há também um novo modo de compatibilidade que forçará aplicativos não otimizados a aparecerem como aplicativos de telefone, em uma única coluna, em vez de se espalharem pela tela inteira, como é o caso da maioria dos aplicativos Android.

De acordo com a linha do tempo do Android 12L do próprio Google, é possível que após o lançamento inicial, tenhamos algumas atualizações beta do sistema.

 

Pixel dobrável

Há rumores de que o Google estaria trabalhando no seu primeiro dispositivo dobrável, que pode ser lançado ainda no ano de 2021. O celular teria design inpirado no Pixel 6 pro.

No entanto, com o Android 12 lançado ainda há pouco tempo, é provável que o Google mantenha seu primeiro celular dobrável até que o 12L tenha sido oficialmente lançado.

Isso é uma forte demonstração de que o Google leva a sério os celulares e tablets dobráveis ​​que executam o seu sistema operacional.

Há anos os usuários reclamam de uma falta de personalização do Android para tablets e finalmente, o Android 12L corrige esses problemas e simplifica como os desenvolvedores podem melhorar seus aplicativos para telas maiores.

 

Layout do Android 12L

A nova IU é considerada mais refinada, e isso se confirma por alguns novos ajustes em partes importantes como notificações, tela de bloqueio, visão geral, tela inicial, entre outros. 

Nos tamanhos de tela que passam de 600 dp, o espaço de notificação, a tela de bloqueio e outros espaços agora usarão um layout de duas colunas para fazer uso do espaço extra que antigamente não era preenchido.

tela android 12l

 

Esses dois layouts de coluna mostrarão mais informações e serão bem fáceis de usar. Os aplicativos também foram otimizados para dispositivos dobráveis ​​e dispositivos Chrome OS.

A gigante da tecnologia, que atualmente se concentra em tablets, dobráveis ​​e dispositivos ChromeOS com o Android 12L, mais tarde, também planeja inscrever-se no Android Beta para dispositivos Pixel.

Em comparação com os smartphones de tela normal, o novo Android 12L fará o melhor uso do espaço extra para oferecer aos seus usuários uma nova experiência de interface do usuário.

Ele trará uma nova barra de tarefas que permitirá aos usuários alternar instantaneamente para os aplicativos favoritos, além do layout de duas colunas nas notificações e na tela de bloqueio.

O Android 12L para tablets, dobráveis ​​e dispositivos ChromeOS também ajuda a melhorar a aparência dos aplicativos por padrão.

Ele oferecerá melhores experiências de caixa de mensagens para os usuários. Para os fabricantes, o Android 12L oferecerá caixa de mensagens personalizável para habilitar opções de cores, entre outros.

Além dos recursos de tela grande, o Android 12L também vem com um punhado de novas APIs para desenvolvedores.

O Google disse: “Tivemos o cuidado de não introduzir alterações importantes em seus aplicativos, por isso não exigimos que os aplicativos sejam direcionados para 12L para atender aos requisitos do Google Play”.

A dona do Android também acrescentou: “Para tornar o modo de tela dividida uma experiência melhor no Android 12 e posterior, estamos ajudando os usuários ao habilitar automaticamente todos os aplicativos para entrar no modo de tela dividida, independentemente de os aplicativos serem redimensionáveis.”

 

iPadOS

O Android 12L visa resolver as deficiências da interface do usuário do sistema operacional Android em dispositivos de tela grande e é algo que os fãs do Android há muito esperam do Google.

O iPad da Apple é frequentemente apontado como tendo uma IU muito mais otimizada para tablets, graças à variante do iOS com foco em tablets da Apple, que ele naturalmente chama de iPadOS.

O Android 12L é efetivamente a resposta do Google e é muito melhor adaptado para dispositivos de tela grande.

 

Lançamento do Android 12L

O Google afirma que o sistema terá lançamento final em algum momento depois de fevereiro de 2022, mas não deixou claro a data específica do lançamento.

As primeiras versões betas do 12L chegam neste ano e, mesmo sendo voltado para dobráveis e telas grandes, os primeiros a receberem são os que fazem parte da linha Pixel. Segue a lista abaixo:

  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 6
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 5
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4a
  • Pixel 4

A gigante da tecnologia está trabalhando com parceiros OEM para trazer a nova atualização para os usuários. A empresa também confirmou que a prévia do Android 12L para desenvolvedores chegará primeiro no Lenovo Tab P12 Pro.

O 12L está disponível atualmente para que os desenvolvedores comecem a construir e testar seus aplicativos usando o emulador do Android 12L por meio do Android Studio.

O Google está incentivando os desenvolvedores a testar seus aplicativos e prepará-los para o Android 12L.

 

Gostou de saber as novidades do Android 12L?

Conseguiu aproveitar nosso artigo sobre as novidades do Android 12L? Então, deixe um comentário dizendo o que você achou do novo sistema operacional do Google e o que você achou do nosso artigo!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo