Como funciona o WhatsApp empresarial? Conheça o aplicativo
Nenhum Comentário
Como funciona o WhatsApp empresarial? Conheça o aplicativo
Como funciona o WhatsApp empresarial? Conheça o aplicativo

Como funciona o WhatsApp empresarial? Conheça o aplicativo

Nenhum Comentário

Já faz algum tempo que um novo tipo de WhatsApp foi disponibilizado para quem tem um negócio ou faz uma renda extra fora do horário de trabalho. Muito parecido com o WhatsApp original, ele traz algumas funcionalidades extras que são muito úteis para quem tem um negócio. Mas como funciona o WhatsApp empresarial?

Antes disso, vamos primeiro te mostrar o que é o app, além de também demonstrar as principais diferenças entre essa versão e a original, muito usada para compartilhar brincadeiras de WhatsApp. Está tentando ganhar dinheiro online prestando serviços, ou tem uma loja física e quer uma forma de atender seus clientes gratuitamente?

Então entenda como funciona o WhatsApp empresarial nos próximos parágrafos!

O que é o WhatsApp empresarial?

Notando que muitas empresas já utilizavam o WhatsApp para prestar atendimento, o Facebook — que é dono e gerencia o aplicativo — lançou no ano passado o WhatsApp Business, a quem nos referimos nesse artigo como WhatsApp empresarial.

Feito para quem já é acostumado com o app original, pouca coisa muda entre um e outro. A interface é praticamente a mesma. Ou seja, você quase não nota a diferença entre os dois aplicativos.

telas do que mostram como funciona o whatsapp empresarial

As diferenças estão em algumas funcionalidades, presentes no modelo business e ausentes no app original. Ainda assim, vale ressaltar que você pode conversar com qualquer tipo de WhatsApp. Ou seja, se você tem um WhatsApp empresarial, pode conversar com um número que usa o app original e vice-versa.

Até porque se isso não acontecesse, seria inviável ter um WhatsApp para empresas. Mas quais são as diferenças que citamos acima? Confira a seguir.


Qual a diferença entre o WhatsApp empresarial e o pessoal?

À primeira vista, não muitas. Porém, entender como funciona o WhatsApp empresarial significa conhecer as ferramentas que não estão disponíveis na versão atual. São poucas as funcionalidades que o WhatsApp pessoal tem e o empresarial não, como a possibilidade de tirar o online do WhatsApp.

Do outro lado, o WhatsApp Business tem uma grande variedade de funções. Uma delas é a possibilidade de colocar o endereço físico e eletrônico do seu negócio no perfil. Ou seja, quem tiver acesso ao perfil da sua empresa no WhatsApp empresarial poderá conferir onde ela está localizada. Não apenas isso, mas seu cliente também poderá ver qual é o seu horário de atendimento.

Além de mostrar aos seus clientes onde você está, também é possível definir um raio de atendimento. Ou seja, deixar claro até onde seu negócio pode ir para atendê-los ou entregar os produtos que vende. Você pode configurar essas informações mesmo que esteja a trabalhar em casa ou tenha uma pequena empresa.

O WhatsApp empresarial também te possibilita criar modelos de respostas rápidas, além de programar mensagens automáticas. Por exemplo, você pode definir uma resposta automática que é enviada toda vez que alguém tentar contato fora do seu horário de atendimento.

Por fim, seus clientes poderão até mesmo conferir o seu catálogo direto do WhatsApp. É como se você pudesse inserir uma vitrine digital, da qual seus clientes poderão entrar em contato para comprar ou contratar, caso ofereça um serviço.

catalogo de produtos no app

Como funciona o app?

Você não sentirá muita diferença entre o WhatsApp tradicional e esse. O pouco tempo que precisará dispender para aprender as funções que mencionamos acima são acessíveis por meio do menu lateral, que você também usa para configurar seu WhatsApp pessoal.

Até mesmo a tela inicial é igual, mostrando suas conversas mais recentes. A partir daí, você pode simplesmente tocar em uma conversa para continuá-la ou no botão verde para começar a falar com alguém que já tenha contatado o seu negócio.

Vale lembrar que você também pode usar o WhatsApp empresarial para atender por chamadas de áudio ou vídeo. Outro detalhe importante é que você precisará de outra linha para usar esse modelo do WhatsApp. Ou seja, você não pode usar o mesmo número de telefone do seu WhatsApp pessoal, a não ser que abdique dele em prol da versão para empresas.

Por outro lado, você pode registrar um número fixo no WhatsApp para empresas. Apenas certifique-se de poder atender a ligação para receber o código de confirmação. Após o registro, basta utilizar um computador com algum navegador de internet instalado para poder responder às mensagens.

telas do whatsapp empresarial

Como fazer um WhatsApp empresarial?

Não precisa de muito esforço para criar o seu perfil e aprender na prática como funciona o WhatsApp empresarial. Basta baixar o app na Play Store do Android ou App Store do iPhone para começar.

Depois, o próprio aplicativo dará as instruções direto da tela, inclusive pedindo para que cadastre um número telefônico, que ficará associado ao app. Novamente, não insira o seu número pessoal caso não tenha a intenção de abandonar o WhatsApp original, já que ele não poderá ficar desvinculado.

Após essa configuração inicial, o seu WhatsApp Business estará pronto para uso. Certifique-se de preencher as informações completas da sua empresa no perfil, além de definir um horário de atendimento e qual é o alcance do seu serviço de entrega, caso tenha um.

Com tudo pronto, basta começar a divulgar o seu novo número de atendimento para começar a atender pelo WhatsApp empresarial!

Dica: lembre-se também de ter uma conta em banco digital. Assim, será mais fácil receber pagamentos de maneira ágil.

Costuma usar o WhatsApp para atendimento?

O WhatsApp empresarial é uma excelente novidade para quem precisa realizar atendimento online sem gastar muito. Se costuma ficar em movimento e atendendo pelo por telefone, então, ele se torna ainda mais útil. Por outro lado, vale reiterar que ele não é a única opção para atendimento online.

Caso passe a maior parte do tempo no computador ou tenha uma equipe pronta para atender, você pode considerar também o Jivochat. Com as mesmas funções que o WhatsApp empresarial apresenta, ele facilita sua vida ao permitir que instale um chat online diretamente no seu site.

Além da sua página, você pode sincronizá-lo com o perfil da sua empresa no Facebook, permitindo atender também quem entra em contato pelo Messenger. Você também pode sincronizá-lo com o próprio WhatsApp ou o Telegram.

Também é possível criar modelos de respostas rápidas, assim como programar respostas automáticas. Quer saber mais? Então clique no link agora mesmo para testar o Jivochat GRÁTIS durante 14 dias!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo