Steve Jobs: 66 curiosidades sobre o empreendedor
Steve Jobs: 66 curiosidades sobre o empreendedor
Steve Jobs: 66 curiosidades sobre o empreendedor

Steve Jobs: 66 curiosidades sobre o empreendedor


Não há dúvida do legado de Steve Jobs como inventor e empreendedor no mundo moderno. Sua contribuição causa impacto até hoje na forma de como vemos e usamos a tecnologia.


No dia 5 de outubro, se completaram 10 anos desde que Steve Jobs se foi. Vítima de um câncer de pâncreas, morreu no auge dos seus 56 anos de idade, e sempre é lembrado pela Apple todos os anos.

Muito se conhece do seu vida, mas há muitas curiosidades interessantes sobre sua trajetória.

Por isso, preparamos uma lista com 66 curiosidades sobre sua vida para que você se surpreenda sobre os fatos interessantes do fundador da Apple.. 

vida de steve jobs

Veja também: Apple e o lançamento do Iphone 13: o que esperar?

 

  1. O pai biológico de Jobs é Abdulfattah John Jandali, um sírio que nasceu em família muçulmana.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  2. Jandali era filho de um milionário, e cursou faculdade na Universidade de Wisconsin, onde conheceu Joanne Carole Schieble, que viria ser a mãe de Steve Jobs.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  3. Jandali e Joanne precisaram entregar o bebê para adoção porque o pai de Joanne não concordava com o casamento dos dois. O motivo era o fato de Jandali ser sírio.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  4. Steve Jobs afirmou para seu biógrafo oficial, que o pai de Joanne ameaçou “cortar Joanne completamente” se ela insistisse no relacionamento.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  5. Joanne era professora e ficou grávida em 1954. Ela tinha 23 anos quando deu a luz a Jobs.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  6. Steven Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, em San Francisco.
  7. Um fato interessante é que, em entrevista, Jandali disse que nunca conversou diretamente com o filho e que eles nem sequer se conheceram, mas, que chegou a enviar email’s em datas de aniversário à Jobs.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  8. Na época, havia um forte estigma sobre ter um filho fora do casamento e criá-lo como mãe solteira. Como os abortos eram ilegais, a adoção era a única que restava a mãe de Jobs.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  9. Joanne ficou aos cuidados de um médico que protegia mães solteiras, fazia o parto de seus bebês e organizava adoções de forma discreta.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  10. Após o parto, Jandali e Joanne queriam que os pais adotivos de Jobs tivessem ensino superior e um casal chegou a ser selecionado, mas que depois desistiu e adotou uma garota.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  11. Um casal de operários acabou escolhendo o bebê para adoção, esse casal eram Paul Jobs e Clara Hagopian Jobs. O fato é que nenhum deles tinha se formado na faculdade, e por isso Joanne se recusou a assinar os papéis de adoção.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  12. Joanne chegou a levar o caso ao tribunal, para tentar colocar seu bebê em outra família e só consentiu em liberar o bebê para Paul e Clara depois que eles prometeram que ele iria para a faculdade. Um fato irônico é que Jobs acabou a faculdade.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  13. Foi então que no ano de 1955, quando Jobs ainda era recém nascido, Paul e Clara batizaram Steve Jobs pelo nome que conhecemos.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  14. Paul e Clara foram noivos por dez dias depois e se casaram. Clara era filha de imigrantes armênios, cresceu em San Francisco.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  15. Jobs teve um irmã também adotada, Patty Jobs e mudaram para Montawn View em 1961.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  16. Morando em Mountain View, Paul reconstruía carros usados na garagem, o que exerceu forte influência no conceito de design que ajudou o fundador da Apple no futuro.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  17. Foi durante a década de 60 que Jobs começou a se apaixonar pelo mundo da eletrônica.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  18. Durante a sua adolescência, Steve não tinha amizades com meninos da sua idade e preferia fazer amizades com engenheiros que moravam na região.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  19. Quando estava na sexta série, Steve pediu aos seus pais que se mudassem. O motivo era porque ele estava sendo taxado como “estranho e solitário” na escola em que estudava. Após isso, ele e sua família se mudaram para Los Alto.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  20. Foi em Los Altos que Steve conheceu Steve Wozniak, um especialista na criação de programas e circuitos integrados, que viria ser o Co-fundador da Apple anos mais tarde.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  21. Durante a oitava série, Jobs conheceu e frequentou o Clube do Explorador da Hewlett-Packard.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  22. Ainda no colégio, Jobs e Wozniak criaram a “Blue Box”, um dispositivo que hackeava a lista telefônica e permitia que as pessoas fizessem ligações sem pagar mais por isso. Os dois comercializaram o produto por US $100 dólares.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  23. Para testar a Blue Box, Jobs e Wozniak ligaram para o vaticano e pediram para falar com o papa e, também, para vários outros lugares do mundo.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  24. Durante o período de faculdade, ele começou a experimentar drogas como LSD’s. Anos depois, ele afirmou que isso foi “uma das duas ou três coisas mais importantes que fiz em minha vida”.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  25. Durante seu período na faculdade, Jobs começou a andar descalço e praticar dieta vegana por acreditar que a prática da dieta eliminaria a necessidade de tomar banho.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  26. Seu primeiro emprego foi como designer de video games, na Atari, onde desenvolveu a melhora de um jogo em apenas 4 dias.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  27. Após uma viagem para o oriente, Jobs retorna à Atari e cria uma versão do Jogo Pond, juntamente com Wozniak, que trabalhava na HP.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  28. O primeiro produto oficial foi idealizado criado em 1975, por Wozniak.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  29. Em 1976 foi fundada a “Apple Computer Inc.” com o exclusivo objetivo de lançar o Apple I, que custava US $666,66.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  30. Ronald Wayne foi o terceiro fundador da Apple, que foi responsável por criar o primeiro logotipo. Wayne vendeu sua participação por US $800 após algumas semanas do lançamento da empresa.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  31. Jobs afirmou que nomeou a sua empresa pelo nome “Apple” porque os poria em vantagem, vindo antes de “Atari” na lista telefônica.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  32. Ainda quando trabalha na Atari, Jobs foi transferido para o turno da noite devido a reclamações sobre sua higiene.

  33. Em sua primeira grande demonstração como empreendedor, Jobs vendeu um lote de vendas do Apple gerou 25 mil dólares.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  34. Após seu primeiro grande feito nas vendas do Apple I, ele instalou a primeira sede da Apple em sua própria garagem, em Los Altos.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  35. Jobs conseguiu um crédito de 250 mil dólares para idealizar o segundo produto da Apple, O “Apple II”, que  vendeu 6 milhões de unidades em um período de dezesseis anos.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  36. Jobs teve uma filha, Lisa Brennan, aos 23 anos, cuja paternidade ele negou durante anos. Após a mãe de Lisa ter passado anos de dificuldade financeira com a filha, Jobs reconheceu Lisa como sua filha legítima, e afirmou que antes “não queria ser pai.”
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  37. Jobs concebeu um projeto chamado “Apple Lisa” e levou anos para admitir que tinha dado o nome de sua filha ao computador, embora fosse óbvio desde o seu lançamento.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  38. O lançamento Macintosh (primeira versão do viria a ser o Mac que conhecemos hoje) foi um dos maiores marcos na história da computação. Jobs projetou o computador para “se apresentar” ao público com uma voz eletrônica que disse:
    ⠀⠀⠀⠀⠀
    Olá. Sou o Macintosh. É ótimo sair daquela bolsa, com certeza. Não estou acostumado a falar em público, mas quero compartilhar com vocês uma máxima que me ocorreu quando conheci um IBM de grande porte.Nunca confiem num computador que não consigam levantar.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
    Gosto de falar, claro. Mas agora quero sentar e ouvir. Assim, é com muito orgulho que apresento um homem que tem sido como um pai para mim, Steve Jobs”.⠀
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  39. Ao final da apresentação do Apple Macintosh, há relatos de houveram saltos, socos no ar e cinco minutos de aplausos contínuos.

    ⠀⠀⠀⠀⠀

  40. Em 1985, Steve Jobs foi expulso da sua própria empresa pela diretoria, que, na época, afirmou que tinha visões diferentes de Jobs.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  41. Ele chegou a se inscrever como astronauta civil para voar no Ônibus Espacial, após ser expulso da Apple.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  42. Steve era famoso por ser difícil e exigente. Tanto que em 1993, ocupou um lugar na lista da Fortune dos chefes mais durões da América.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  43. Fora da Apple, Jobs fundou a NeXT e comprou um estúdio de animação que viria ser no futuro, a famosa Pixar. A aquisição o custou 10 milhões de dólares.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  44. Em 1995 a Pixar lançaria o primeiro longa metragem computadorizado da história, o Toy Story, que é considerado um marco na história das animações digitais.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  45. A Apple precisava com urgência de um novo Sistema Operacional e a opção encontrada foi adquirir a NeXT e levar Jobs junto.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  46. Em 1996, A Apple precisava com urgência de um novo Sistema Operacional e, ironicamente, a única opção encontrada foi comprar a NeXT e trazer Jobs de volta a empresa.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  47. Nos anos 80 e 90, Jobs não era simpático com a com os jornalistas e a mídia, e fazia de tudo para manter o controle da impressão que o público tinha sobre a Apple. Ele chegou a processar Nicholas Ciarelli, que revelou em seu blog, rumores e detalhes secretos sobre os próximos produtos da Apple.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  48. Steve voltou a Apple como CEO em 1997, e doou os primeiros computadores da Apple para a Universidade de Stanford. Para ele, essa foi a sua maneira de deixar o passado e abraçar o futuro da empresa, que no momento, passava por sério problemas.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  49. Até hoje os anúncios de iPhone’s exibem a hora como 9:41, a hora em que Steve Jobs o revelou no seu lançamento, em 2007.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  50. Jobs tinha uma equipe inteira dedicada à ao estudo da experiência da embalagem que virou marca registrada da Apple e que depois foram reproduzidas por outras marcas.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  51. Quando adulto, Jobs acabou reencontrando uma de suas irmãs biológica, Mona Simpson, se tornando muito próximo dela. Ambos tinham muito em comum.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  52. Steve Wozniak, afirmou que Jobs nunca aprendeu a codificar e não fez uma linha de programação em todos os produtos lançados pela Apple.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  53. Mona Simpson era escritora e escreveu o livro que inspirou o filme Anywhere But Here que conta a história de mãe e filha que buscam o sucesso em Beverly Hills. Ela afirmou que filme é dedicado a Steve Jobs.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  54. Jobs é listado como inventor principal ou co-inventor de 346 patentes de tecnologia dos Estados Unidos, com a maioria das patentes sendo de design. Desde sua morte, recebeu 141 novas patentes.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  55. Jobs andou por anos em um Mercedes sem colocar placa. A explicação é que na Califórnia existe uma regra em que, se o carro novo, o proprietário tem até seis meses para colocar a placa. Então, ele apenas trocava de carro de modelo idêntico a cada seis meses.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  56. Jobs foi mentor durante a fundação do Google, Sergey Brin e Larry Page e chegou a compartilhar alguns dos seus conselheiros com a dupla do Google.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  57. A Apple foi classificada em primeiro lugar na lista da Fortune  empresas mais admiradas da América.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  58. Como uma das marcas excêntricas, em todas empresas onde foi empregado, estacionava seus carros em vagas de deficientes.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  59. Certa vez, sua secretária se atrasou para o trabalho Steve jogou uma chave de um Jaguar a uma secretária e disse: “não se atrasasse mais”.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  60. Ao ser apresentado ao primeiro protótipo do iPod, Steve o jogou em um aquário e usou as bolhas de ar para provar que havia espaço vazio e que poderia ser menor.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  61. Quando foi diagnosticado com o câncer no pâncreas, em 2003, Jobs decidiu não seguir o caminho recomendado pelo médico que seria operação imediata, No entanto, ele se iniciou um regime de medicina alternativa, incluindo dieta vegana, acupuntura e remédios baseados em ervas, e por vezes, se consultava com um médium.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  62. Jobs era luterano, mas já na juventude, se aprofundou em religiões orientais e tirou longos períodos para estudar a religião budista.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  63. A Bíblia, a biografia de Steve Jobs e os Jogos Vorazes são os livros kindle mais destacados de todos os tempos.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  64. Quando Jobs faleceu a Apple, Microsoft e Disney (incluindo Disneyland e Disney World), em ato de luto, hastearam suas bandeiras com metade da equipe.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  65. Bill Gates e Steve Jobs tiveram uma relação balanceada entre rivalidade e amizade. Pouco antes de falecer, os dois se encontraram, embora Jobs estivesse bastante debilitado para conversar, eles conversaram por um bom tempo.
    ⠀⠀⠀⠀⠀
  66. Em homenagem à ele, o dia de sua morte, 16 de outubro de 2011, foi declarado pelo governador da Califórnia, Jerry Brown, como o “Dia de Steve Jobs”.

⠀⠀⠀⠀⠀


Leia também: Apple TV+: Tudo o que você precisa saber

 

Gostou de saber um pouco mais sobre Steve Jobs?

Steve Jobs foi uma personalidade inegavelmente marcante na história recente da humanidade e da tecnologia moderna e hoje todos nós partilhamos direta ou indiretamente das suas invenções.

Deixe nos comentários como você vê suas contribuições e suas expectativas sobre o futuro das inovações tecnológicas que estão por vir.

 

 

 


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo