Celular na tomada o tempo todo é ruim: verdade ou mentira?
Celular na tomada o tempo todo é ruim: verdade ou mentira?
Celular na tomada o tempo todo é ruim: verdade ou mentira?

Celular na tomada o tempo todo é ruim: verdade ou mentira?


Existem celular mitos sobre o uso do celular e com certeza você já ouviu que “sobrecarregar” o seu celular (também conhecido como deixá-lo conectado depois de carregar a bateria o suficiente) pode reduzir a eficácia da bateria do aparelho com o tempo. Mas, você já se perguntou sobre o próprio carregador?


Com o cabo conectado à parede (atrás da cama, ao lado do sofá) 24 horas por dia, sua configuração de carregamento pode custar dinheiro ou representar um risco à segurança?

celular carregando

 

Veja também: 11 apps que nunca deve instalar no celular

 

Com certeza você já ouviu diversas dicas sobre qual a melhor maneira de carregar o seu celular, certo?  Geralmente, o que mais pode gerar dúvidas sobre este tema é por quanto tempo podemos deixar o celular carregando e qual a porcentagem ideal para conectar e depois tirar o aparelho da tomada.

Este é um dos rumores mais comuns que encontramos, mas é simplesmente errado, pelo menos a parte da sobrecarga é. Complicado é, pois deixar a bateria conectada a noite toda certamente não é perigoso, mas pode tornar a idade da bateria mais curta, de forma mais rápida.


O conceito é que se você deixar o celular no carregador por um tempo depois de atingir 100 por cento, ele continuará bombeando a corrente e isso reduzirá a capacidade da bateria ou até mesmo fará com que ela pegue fogo.

Este mito tem algumas origens bastante legítimas, então não é surpresa que ele permaneça por aí. Antigamente, as baterias de íon de lítio superaqueciam se você as deixasse carregando por muito tempo. Isso, de fato, causou danos à bateria e reduziu o desempenho.

Os dispositivos atuais são modernos e muito mais inteligentes no gerenciamento de energia e reduzem gradualmente a quantidade de corrente elétrica conforme o celular vai enchendo.

Porém, há algumas verdades no problema de capacidade reduzida, pois tanto o calor quanto uma alta voltagem de carga fazem com que as baterias de íon de lítio envelheçam mais rápido. Carregar entre 80 e 100 por cento é um pouco pior para a bateria do que parar antes disso.

As dúvidas são válidas, afinal, ninguém quer que a bateria do seu dispositivo fique viciada, sendo necessário repetir o carregamento diversas vezes por dia. Além disso, existem preocupações se um longo tempo de carregamento pode acarretar problemas no aparelho, fazendo ele superaquecer ou até mesmo explodir.

 

O que os fabricantes dizem?

A vida útil da bateria não se baseia apenas em quando ela foi montada. Existem muitos outros fatores, incluindo flutuações extremas de temperatura e seus hábitos de carregamento.

As baterias de íon de lítio em nossos celulares envelhecem quimicamente e mantêm menos carga com o tempo. É por isso que seu celular antigo não permanece carregado por tanto tempo.

 

Deixar o celular após completar 100%, estraga a bateria?

Os carregadores possuem uma inteligência que corta a entrega de energia para aparelho após a carga completar 100%. Entretanto, é importante que os acessórios sejam originais.

O carregador original do smartphone já sai de fábrica com as condições certas, e usar acessórios que não são originais pode fazer com que essa e outras funcionalidades sejam prejudicadas.

 

Então, carregar durante a noite faz uma grande diferença?

A tecnologia inteligente impede que a bateria do seu telefone carregue quando estiver cheia. Se a bateria cair até um certo ponto quando ainda está conectada, o telefone sabe que deve começar a carregar novamente, diz Sergio Flores, engenheiro eletrônico da Samsung.

“Dessa forma, mesmo que você carregue o telefone durante a noite, a bateria do telefone só está sendo carregada quando é necessário”, diz ele.

A Apple afirma que quando o seu iPhone permanece com carga total por longos períodos de tempo, a saúde da bateria pode ser afetada.

Os fabricantes de celulares Android, incluindo a Samsung, dizem o mesmo. “Não deixe seu celular conectado ao carregador por longos períodos de tempo ou durante a noite.”

Huawei diz: “Manter o nível da bateria o mais próximo do meio (30% a 70%) quanto possível pode efetivamente prolongar a vida útil da bateria.”

 

A palavra final é manter o celular carregado, mas não totalmente carregado.

Sua bateria irá parar de carregar automaticamente quando estiver cheia, mas em alguns casos, uma vez que cai para 99%, vai precisar de mais energia para voltar a 100.

Este ciclo constante corrói a vida útil da bateria. A maioria dos celulares vem com opções de regulação de carregamento incorporadas por esse motivo.

 

Use os recursos integrados do seu celular

Em iPhones com iOS 13 e posterior, o carregamento de bateria otimizado reduz a quantidade de tempo que seu celular fica totalmente carregado. Uma vez habilitado, seu iPhone analisa seus hábitos de carregamento e espera terminar de carregar 80% até que você precise.

 

Deixar o celular carregando por um longo período de tempo danifica o aparelho?

Se você tem o hábito de deixar o seu celular carregando a noite inteira, enquanto você dorme, pode ficar tranquilo. Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir.

Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impossibilita que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário.

 

É preciso usar a bateria até o final para então, ser recarregada

Como dizemos aqui, as baterias atuais são as de polímero de íon de lítio, que dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Por isso, o usuário pode ligar o equipamento à tomada antes de acabar a carga.

 

Altas temperaturas ajudam a descarregar a carga mais rápido.

Quanto mais quente a bateria estiver, mais rápido ela se descarrega. O próprio design dos smartphones não ajuda muito, colocando os potentes CPUs que geram calor colados à bateria.

Mantenha seu smartphone fora do sol, não carregue-o debaixo do seu travesseiro.

Assim como todos os equipamentos, existe um desgaste natural de sistema e peças, isso também acontece com a bateria.

A vida útil tem em média um ano sem apresentar problemas, mas todos os fatores citados  podem prolongar esta vida. Porém é natural que o desempenho caia com o decorrer de uso.

 

Gostou das nossas dicas?

Deu para aproveitar as nossas dicas sobre deixar celular na tomada? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que se você já sabia sobre as verdades e mentiras de deixar seu celular na tomada!

 


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo